Por que Caim matou Abel?

Em nossa reflexão de hoje, vamos contar a história do homem que dedicava o melhor de sua colheita a Deus e seu irmão, que dedicava o que sobrava de seu trabalho. Um não entendeu a prosperidade do outro, e ao invés de procurar fazer o seu melhor, destruiu o irmão que fazia.

A história de Caim e Abel

Baseado em Gênesis, capítulo 4, contaremos a história dos filhos de Adão e Eva: Caim e Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim agricultor. Passado algum tempo, no momento de ofertar seus bens ao Senhor, Caim trouxe do fruto da terra, e Abel, as partes gordas do seu primeiro rebanho. 

O Senhor aceitou de bom grado a oferta de Abel, mas não pode aceitar a de Caim, pois era do que havia sobrado. Este, por sua vez, enfureceu-se, e o Senhor lhe disse: “Por que você está furioso? O que está acontecendo contigo? Se você fizesse o bem, eu te aceitaria. Porém se não fizer o bem, saiba que o pecado ameaça sua porta”. E continuou: “O pecado, o mal, desejam conquistá-lo. Mas você deve dominá-los com todas as forças, oferecendo sempre o melhor para o bem e para a luz.”

Tomado pela inveja da suposta preferência do Senhor por Abel, Caim o chamou para irem até o campo. E quando estavam lá, atacou Abel e o matou a pedradas. O senhor então perguntou onde estava seu irmão, e Caim respondeu: “Abel, meu irmão? Não sei. Sou eu, por acaso, responsável por meu irmão?” 

O Senhor, sabendo do acontecido, disse a Caim: “Escute, da terra, o sangue do seu irmão está clamando. Agora, amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber o sangue do seu irmão pelas suas mãos. Quando você cultivá-la, a terra não dará a você a sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo.”

E disse Caim ao Senhor: “Meu castigo é maior do que eu posso suportar. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder de Tua face, Senhor. Serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer um que me encontrar, tentará me matar. 

A história de Caim e Abel nos leva a uma reflexão mais profunda sobre onde começam as coisas. Se o mal aparece, como não deixar que ele te domine? Pois ele te espreita a porta, seus pensamentos, seus sentimentos e seu coração. Ele espreita a sua família, aqueles que você ama, e os que não ama também, para sondar se eles podem te atacar. 

Lições retiradas desta passagem

  1. Seja como Abel, entregue o seu melhor.

Seja em seu trabalho, seu esforço ou na sua palavra, entregue o melhor. 

  1. Evite ser como Caim, que representa aquele que não se importa. 

Quando falamos em Deus, estamos falando sobre todos os seres, todas as coisas, sobre a vida. E para a vida devemos oferecer nossas melhores qualidades.

Nos dois casos é preciso tomar o mesmo cuidado, pois o mal espreita o tempo inteiro. 

  1. Não importa como alguém errou contigo, o importante é que você faça o certo.

Não devolva na mesma moeda, pois isso pode levar a um carma sem fim. 

Com estas 3 grandes lições, esperamos lhe incentivar a fazer sempre o bem e oferecer o melhor. Trazendo assim, a oportunidade para um mundo melhor, como já dizia a frase de Madre “Fazer através das ações, um mundo melhor”. 

Assista em vídeo o conteúdo desse post em nosso canal do YouTube, Reflexões do Universalismo

https://www.youtube.com/watch?v=TQ5PIrxevX4

Deixe um comentário

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies.