A humanidade já passou por diversos vírus e doenças, e o Coronavírus não é diferente. Este, chamado de “novo Coronavírus”, pois sofreu mutação, se alastrou muito mais rápido e o mundo ainda está aprendendo a lidar com ele. E vencer esta pandemia só é possível através do conhecimento do ser integral.
A questão é evitar a sua disseminação de forma que grupos de risco não fiquem expostos ao vírus. Por isso, neste caso específico, a maior possibilidade de profilaxia está em ficar recluso em seu lar, da melhor forma possível, evitando contato desnecessário. Assim, é possível impedir a contaminação e a superlotação dos hospitais, que podem não ter a quantidade de equipamentos necessários para o cuidado dos pacientes.
O risco do vírus em si não é o pior, mas sim ter ao mesmo tempo muitos pacientes em perigo, precisando do mesmo aparelho de respiração, que poderá não estar à disposição de todos. Por isto a reclusão é importante. E após ela, o valor da família, do simples e dos cuidados com a saúde vêm em seguida.
Devemos estar atentos às orientações dos profissionais de saúde e do próprio poder público de cada local. Portanto vamos juntos passar por este desafio com espírito de esperança, confiança, paz e com as melhores energias.
Como sempre tudo caminha pela lei de causa e efeito, o mundo todo está passando por este momento. Começou na China, mas afetou a todos no planeta de alguma forma. Nossos Mestres nos falam para observar que nada é por acaso e que o mundo segue por rigoroso estado de controle universal.
Vejamos que este vírus começa pela China, que possui a maior população e segundo maior poder econômico do mundo; depois vai para os Estados Unidos que é maior poderio financeiro, econômico e cultural; e então Irã, que oferece grande ameaça de guerras e poder em energia como petróleo; e por último a Itália, representando Roma e a maior representação religiosa, que é o Cristianismo.
Parece estranho ter sido nesta ordem, mas fica o assunto colocado para nossa reflexão.
Quem tiver olhos para ver, que veja. Parece que os maiores comandos do planeta não se entendem e não estão em prol de um mundo melhor, cada um defendendo isoladamente seu sistema. E eis que vem um vírus que afeta a todos indistintamente: ricos e pobres, homens e mulheres…
O que diz espiritualidade?
E para finalizar, a espiritualidade nos envia duas respostas:
- A doutrina espírita nos ensina que “doença é caminho para a cura”. Pois acreditamos que é uma oportunidade de melhorar e aprender por meio da vivência, conseguindo assim a cura como mérito;
- E Paulo na carta aos Romanos, capítulo 5, versos 3 a 5 nos fala:
“Não somente isso, mas alegremo-nos também ao passar por sofrimentos, pois sabemos que o sofrimento produz perseverança;
a perseverança, por sua vez, uma condição aprovada;
a condição aprovada, por sua vez, esperança;
e a esperança não leva a decepção;
porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração por meio do espírito santo, que nos foi dado”.
Todos os caminhos nos levam a crer que podemos ser melhores e podemos revigorar nosso mundo, começando por nós, com nossa fé e bons hábitos, em todos os sentidos.
O novo Coronavírus é apenas mais uma dificuldade e vamos vencê-la, o mais importante é o autoconhecimento e a atitude positiva com a vida humana: estas não deverão passar jamais.